Novo recurso Apple para proteger seu iPhone de roubos: IOS 17.3

Você já imaginou perder seu iPhone para um ladrão e não conseguir recuperá-lo ou apagar seus dados pessoais? Essa é uma situação que muitos usuários enfrentam, especialmente em grandes cidades, onde os roubos de celulares são frequentes. Mas a Apple está trabalhando para dificultar a vida dos bandidos com um novo recurso anti-roubo para o iPhone. Ele deve chegar na versão 17.3 do iOS, prevista para o primeiro trimestre de 2024.

O que é o novo recurso anti-roubo da Apple?

O recurso, chamado de “Proteção contra roubo de dispositivos”, vai exigir a autenticação biométrica (facial ou de dedo) para realizar algumas operações críticas no aparelho. Por exemplo, ver senhas salvas, mudar a senha do Apple ID, desligar o aplicativo Buscar, entre outras. Além disso, algumas dessas operações vão ter um atraso de uma hora, para impedir que os ladrões façam alterações imediatas no dispositivo.

A ideia da Apple é impedir que os ladrões consigam acessar informações sigilosas no iPhone ou desativar os recursos de rastreamento e bloqueio remoto. Atualmente, quando a autenticação biométrica falha, o iPhone pede que o usuário digite a senha numérica ou alfanumérica do aparelho como alternativa. Isso facilita a situação para os bandidos, que podem exigir esse código à vítima durante o crime.

Por que a Apple criou esse recurso?

Segundo a Apple, o novo recurso é uma resposta às ameaças que os usuários enfrentam com o roubo de seus dispositivos. “Nos raros casos em que um ladrão observa o usuário digitar a senha e então rouba o dispositivo, nosso recurso adiciona uma nova camada de proteção”, disse a empresa em comunicado.

Quem pode usar o novo recurso anti-roubo da Apple?

O novo recurso anti-roubo da Apple vai estar disponível para todos os dispositivos aptos a receber o iOS 17. Isso inclui os modelos de iPhone SE (2ª geração em diante) até o iPhone 15 Pro Max. Para ativá-lo, o usuário vai ter que habilitar a opção manualmente nas configurações do aparelho.

Como se prevenir contra o roubo de celulares?

A Apple não é a única empresa que está investindo em recursos de segurança para seus smartphones. Outras marcas, como a Samsung, a Motorola e a Xiaomi, também oferecem soluções para localizar, bloquear e apagar os dados dos celulares em caso de perda ou roubo. Além disso, existem aplicativos de terceiros que prometem aumentar a proteção dos dispositivos, como o Cerberus, o Prey e o Avast Anti-Theft.

No entanto, nenhum recurso é infalível, e os usuários devem tomar cuidados básicos para evitar o roubo de seus celulares, como:

O novo recurso anti-roubo da Apple para o iPhone é uma novidade bem-vinda, que pode aumentar a segurança dos usuários e dificultar a ação dos criminosos. Mas é preciso lembrar que a prevenção é sempre o melhor remédio, e que nenhum recurso substitui o bom senso e a atenção.

Algumas mudanças que eu fiz no seu texto foram:

Espero que essas sugestões te ajudem a melhorar a legibilidade do seu texto. Se você quiser saber mais sobre como escrever textos legíveis, você pode consultar alguns sites como o Legibilidade.com e o Escreva para Web. Eles oferecem dicas, ferramentas e cursos sobre como escrever bem para a internet.

Sair da versão mobile