Celular Seguro : O app do governo para inibir roubos

O roubo de celulares é um problema crescente em todo o mundo. No Brasil, a situação não é diferente. Para combater esse problema, o governo brasileiro está lançando um novo aplicativo chamado “ Celular Seguro ”. Mas como exatamente esse aplicativo vai funcionar? Vamos descobrir.

O que é o Celular Seguro?

O “Celular Seguro” é um aplicativo desenvolvido pelo governo brasileiro com o objetivo de inibir o roubo de celulares. O aplicativo pretende tornar mais difícil para os ladrões venderem celulares roubados, reduzindo assim o incentivo para o roubo.

Como funciona o celular seguro?

Quando um celular é roubado, o proprietário pode reportar o roubo através do aplicativo “Celular Seguro”. O aplicativo então bloqueia o IMEI (Identificação Internacional de Equipamento Móvel) do celular, tornando-o inútil para o ladrão. O celular não poderá ser usado, mesmo que o ladrão troque o cartão SIM.

Como baixar o celular seguro?

O aplicativo para sistemas Android e IOS estará disponível a partir desta quarta-feira (20), mas o serviço já pode ser acessado pelo site Celular Seguro do Ministério da Justiça e Segurança Pública. 

Após baixar o aplicativo ou acessar o site, é preciso fazer o login por meio da conta gov.br. O usuário deverá cadastrar seu aparelho informando o número, marca e modelo. Pode ser registrado mais de um dispositivo, mas a linha deve estar cadastrada no CPF do usuário.

Além disso, o aplicativo também irá listar o celular como roubado em uma base de dados nacional. Isso significa que se alguém tentar vender o celular roubado, o comprador em potencial poderá verificar a base de dados e ver que o celular foi roubado.

Como cadastrar o Celular seguro?

Para utilizar o Celular Seguro é preciso acessar o seu site oficial em celularseguro.mj.gov.br ou baixar o aplicativo e fazer o login com a plataforma Gov.br. Caso você não tenha uma conta é preciso criar uma usando seus documentos como RG e CPF.

Após fazer o login, a tela inicial do Celular Seguro é exibida com três opções: registrar telefone, pessoas de confiança e registrar ocorrência. Vamos falar sobre cada uma delas abaixo.

Registrar telefone

Esta opção permite que o usuário cadastre os telefones que devem ser bloqueados em caso de perda, roubo ou furto. Para isto, clique nela e preencha os campos do formulário e clique em Cadastrar. O IMEI é um dado opcional, mas adicioná-lo facilitará o bloqueio do dispositivo, embora a operadora também consiga travá-lo remotamente.

Pessoas de Confiança

Como o Celular Seguro é uma plataforma de segurança, também é possível adicionar contatos de confiança para que eles possam registrar a ocorrência se o seu smartphone for roubado, furtado ou perdido, pois eles poderão registrar a ocorrência pela conta deles, pois você não terá acesso ao seu celular.

Registrar Ocorrência

Por fim, a última opção disponível é a Registrar Ocorrência. Com ela, você pode bloquear os seus telefones e emitir alertas para os seus contatos de confiança previamente cadastrados no sistema. o usuário deve selecionar o aparelho perdido, roubado ou furtado e informar a data da ocorrência e a hora, bem como a situação para o sistema poder ajudar da melhor forma possível. Também é necessário informar o estado e a cidade onde ocorreu a situação que exigiu o bloqueio.Além disso, o Celular Seguro também tem um aplicativo dedicado para Android e iOS, onde você pode realizar todos os processos com facilidade.

Como funciona o celular seguro do governo?

 O serviço “Celular Seguro” promete que a vítima poderá bloquear o aparelho, a linha telefônica e os aplicativos bancários em poucos cliques.

O usuário também poderá fazer seu registro com a mesma conta utilizada no gov.br e indicar pessoas de confiança, que poderão efetuar os bloqueios da linha telefônica, caso o titular tenha o celular roubado ou furtado.

Novas Informações

O aplicativo “Celular Seguro” também tem a capacidade de bloquear o acesso a aplicativos bancários e informações pessoais, protegendo assim a integridade dos dados dos usuários. Além disso, o governo está em negociações com gigantes da tecnologia, como Google e Meta, para possibilitar o bloqueio do sistema operacional Android e de redes sociais.

O procedimento de cadastro será realizado por meio do aplicativo ou site, com autenticação via ambiente Gov.br, do governo federal. Para o secretário-executivo da pasta, Ricardo Cappelli, o acréscimo de pessoas de confiança agiliza o bloqueio do aparelho, porque o usuário não vai precisar entrar em contato com bancos e operadoras para isso.

Conclusão

O aplicativo “Celular Seguro” é uma iniciativa promissora do governo brasileiro para combater o roubo de celulares. Ao tornar mais difícil para os ladrões venderem celulares roubados e ao dar aos proprietários a capacidade de tornar seus celulares inúteis se roubados, o aplicativo pode desempenhar um papel importante na redução do roubo de celulares. No entanto, ainda é cedo para dizer se o aplicativo será eficaz. Só o tempo dirá.

Sair da versão mobile