Fantástico: Inteligência artificial associada a estímulos elétricos melhora funções cerebrais específicas

Pesquisadores da Escola de Medicina da Universidade de Minnesota e do Hospital Geral de Massachusetts, nos EUA, afirma ter melhorado as “funções específicas”  do cérebro humano usando Inteligência Artificial combinada com estimulação elétrica.

De acordo com o site Futurism, no experimento, 12 pessoas foram submetidas a cirurgias cerebrais para epilepsia, e os cientistas garantem que foram capazes de melhorar suas funções mentais ao estimular áreas do cérebro com pequenas doses de impulsos elétricos.

A cirurgia envolve a colocação de centenas de minúsculos eletrodos em várias regiões diferentes do cérebro para registrar a atividade neural e rastrear as áreas de onde vêm as convulsões.

De posse dos dados, os pesquisadores identificaram uma região do cérebro chamada de “cápsula interna”, que eles acreditam ser responsável pelo controle cognitivo. Em outras palavras, é a área do cérebro que parece permitir que mudemos nossa atenção de uma tarefa para outra.

É um tratamento potencialmente revolucionário para aqueles que lutam contra a doença mental – isto é, se realmente for eficaz para o público em geral. Embora os resultados do estudo em humanos sejam impressionantes, os pesquisadores ainda têm um longo caminho a percorrer para demonstrar a necessidade ou eficácia de uma intervenção médica tão severa.

O objetivo do estímulo era colocar os pacientes “de volta ao assento do motorista e deixá-los sentir um novo senso de agência”, disse Alik Widge, professor assistente de psiquiatria da Escola de Medicina da Universidade de Minnesota e coautor de um artigo sobre a pesquisa publicado na revista Nature Biomedical Engineering no início desta semana.

“Um exemplo pode incluir uma pessoa com depressão que simplesmente não consegue sair de um pensamento negativo ‘preso’”, disse Widge. “Por ser tão importante para a doença mental, encontrar uma maneira de melhorá-la pode ser uma nova forma poderosa de tratar essas doenças”.

Algoritmo de Inteligência Artificial funciona como uma bicicleta elétrica

Um algoritmo de aprendizado de máquina ajudou a equipe a isolar as habilidades de controle dos pacientes de sua atividade cerebral e de suas ações. “Esse sistema pode ler a atividade cerebral, ‘decodificar’ quando um paciente está tendo dificuldade e aplicar uma pequena explosão de estimulação elétrica ao cérebro para incentivá-lo a superar essa dificuldade”, explicou Widge.

“A analogia que costumo usar é uma bicicleta elétrica”, acrescentou. “Quando alguém está pedalando, mas com dificuldade, a bicicleta sente e aumenta. Fizemos o equivalente a isso para a função mental humana”.

Segundo o artigo, os participantes do ensaio relataram que sua ansiedade melhorou quando o sistema entrou em ação, principalmente devido ao fato de que eles tinham mais controle cognitivo e foram capazes de mudar seu foco de atenção.

“Essa poderia ser uma abordagem totalmente nova no tratamento de doenças mentais”, disse Widge. “Em vez de tentar suprimir os sintomas, poderíamos dar aos pacientes uma ferramenta que lhes permitisse assumir o controle de suas próprias mentes”.

Halysoh Macêdo

Criador e administrador do portal de notícias, PODER AO POVO.

Recent Posts

Como rotear a internet do Android para outro aparelho

O sistema operacional Android permite que os usuários transformem seus smartphones em roteadores. Com isso,…

3 meses ago

como mexer no seu smartphone pelo pc usando o AirDroid

O AirDroid é um aplicativo que colocar seu smartphone na tela do computador. Com isso, você consegue…

3 meses ago

Aprenda como personalizar o toque de um contato no WhatsApp

Se você quer saber quem está enviando mensagens antes mesmo de olhar para o celular,…

3 meses ago

Como bloquear chamadas de números desconhecidos

Os celulares possuem um recurso nativo – e para lá de útil – para barrar…

3 meses ago

Como bloquear palavras desagradáveis em comentários no Instagram

Embora sejam ótimas para cultivar relacionamentos, as redes sociais também dão espaço para comportamentos tóxicos.…

3 meses ago

Como usar o Instagram no PC

Apesar de ser possível habilitá-lo no celular, não existe uma forma de usar o Instagram em modo…

3 meses ago