Veja como funciona o “Golpe do Pix” e com evitar esse golpe

By 1 ano ago

A BBC News Brasil entrevistou dois hackers que são especialistas em segurança digital explicaram como funciona o recentes “golpes do Pix”. Segundo eles, os ataques funcionam com as tradicionais invasões de equipamentos eletrônicos.

Existem diversos jeitos de aplicar o golpe, a mais comum é a chamada  “Capturador de Sessões”. Quando é enviado um arquivo como PDF para o e-mail infectado o aparelho do indivíduo é aberto.

EXEMPLOS:

Assim que o arquivo é aberto o criminoso tem total acesso ao aparelho que adquire a sessão da pessoa e consegue entrar na conta.

Dando a possibilidade de fazer transferências via Pix pelo site do banco. Quando o banco pede um código de confirmação, clonam o número de celular da vítima. Segundo especialistas, isso é feito em parceria com profissionais de operadoras de telefonia. Que bloqueiam o chip fazendo assim que eles possam ser recadastrados em novos.

Eles também invadem os aparelhos por meio de falsos anúncios. Veja eles por SMS com um link que ao clicar eles se conectam ao aparelho. Possibilitando o acesso às contas cadastradas no dispositivo.

Por isso, sempre que chega um e-mail ou um SMS estranho tenha cuidado. Antes de abrir qualquer arquivo ou link veja com cuidado se é estranho. No caso do like sempre veja se o link possui letras e números em uma ordem estranha.

Tags: pix
Share