Profissionais do marketing são alvos de uma nova modalidade de golpes no Facebook. Os golpistas estão invadindo contas de usuários.
O Mashable, uma especialista em marketing digital disse que varios de seus perfis comerciais foram invadidos. Os criminosos criaram campanhas patrocinadas de decoração de Natal com o valor diário de US$ 15 mil (cerca de R$ 84.600 na conversão direta).
Os golpistas obtêm acesso às contas entrando em contato com os profissionais. Enviando mensagens, fingem estar interessados em contratar um gerente de campanhas.
Após apresentarem a proposta, enviam um documento com o suposto projeto. Um PDF disfarçado é um executável, ao abri acessa as informações do Facebook Business
O arquivo malicioso, Permite que os criminosos burlem a autenticação de dois fatores da rede social. Aparentemente, os golpistas conseguem um token estático de acesso à API da plataforma.
Embora o golpe seja bem elaborado, pode ser rastreado através do Facebook Pixel. O pedaço de código permite que as empresas acompanhem a eficácia das campanhas e outros detalhes.
Deste jeito, especialistas identificaram que os anúncios são direcionados a uma loja virtual chamada “joynesse.net”. Foi descoberto que os golpistas estão atuando do Vietnã.
Caso tenha sido vítima desse golpe, a recomendação é entrar em contato com o Facebook. A plataforma já revelou que criará uma categoria de conta para que usuários não precisem usar logins pessoais para acessar o Facebook Business.