Publicidade
Publicidade
NOTÍCIAS

Gov.br se torna um app, como o Facebook e Google

O Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) , pretende integrar a autenticação digital do gov.br com outros serviços do mercado, assim como o Facebook e o Google em diversos sites, diz o presidente do órgão, Gileno Gurjão Barreto.

O app oficial do governo federal possui mais de 110 milhões de usuários cadastrados, e oferece mais de 5 mil serviços de 200 órgãos públicos. Para 2022, a esperado é que todos os órgãos do governo estejam juntos, sem uma mesma plataforma, facilitando o uso de funções conectadas pelo público.

“Nossas soluções estão mudando a forma como a população tem as suas necessidades atendidas”, afirma Barreto. Desde 2018, o Serpro investiu mais de R$ 1 bilhão em soluções de TI de transformação digital e segurança da informação do pais. Os recursos foram aplicados para modernização da infraestrutura e a redução da obsolescência.

O Brasil se destaca entre as nações que oferecem melhores serviços públicos digitais. Em um ranking criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), o país ocupa a primeira posição na América do Sul e a segunda nas Américas, além de estar entre os melhores 20 países no segmento.

Entre os principais parceiros da Serpro está a Receita Federal. Recentemente, a instituição apresentou novidades como a declaração pré-preenchida de Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) e um assistente virtual para tirar dúvidas. As inovações reduziram o tempo gasto para o preenchimento das obrigações tributárias, passando de dias para algumas horas.

O Serpro é responsável pela Carteira Digital de Trânsito, lançada em 2018, e pelo documento digital de automóveis. Recentemente, a transferência de veículos passou a ser realizada de forma totalmente digital, além de serviços, como indicação do principal condutor do veículo, consulta ao histórico de emissão da CNH, compartilhamento do CRLV e consultas de infrações.

Outro serviço desenvolvido recentemente que merece destaque é o Embarque + Seguro. Com o uso de reconhecimento facial, a apresentação de documentos em papel é dispensada para realizar o embarque em sete aeroportos brasileiros.

Halysoh Macedo

Administrador e criador do portal de notícias, PODER AO POVO. Especialista em criação de sites WordPress.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade
Botão Voltar ao topo