Categories: Canaltechtecnologia

CES 2022: Sony anuncia primeira TV QD-OLED com resolução 4K

Sony é a primeira marca a anunciar oficialmente um modelo de TV Quantum Dots OLED (QD-OLED) para o público consumidor na CES 2022. A TV Bravia XR A95K será um dos carros-chefe da fabricante japonesa da linha de televisores em 2022.

Com resolução 4K e opções de 55 e 65 polegadas, a Bravia XR A95K usa um painel QD-OLED fabricado pela Samsung Display. A tecnologia desenvolvida pela sul-coreana promete ser um patamar intermediário entre as telas OLED padrão e os displays Micro LED.

Então, é esperado que a nova TV da Sony entregue níveis de pretos reais e excelente contraste como os painéis OLED. Ao mesmo tempo, ela deve oferecer cores mais vivas com brilho mais alto e aprimorado, como os modelos LED com pontos quânticos.

Cognitive Processor XR e jogos em 120 Hz

A Bravia XR A95K vem equipada com a versão atualizada do Cognitive Processor XR. O chipset traz recursos que otimizam o som e a imagem, incluindo melhor contraste e um modo que direciona o áudio para onde o usuário está sentado.

Assim como as recentes TVs OLED da Sony, o modelo QD-OLED suporta games em 4K com taxa de atualização de 120 Hz. Para os donos de PS5, a televisão realiza mapeamento automático de HDR e tem modo de baixa latência.

A Bravia XR A95K usa o sistema operacional Google TV com suporte para comandos de voz através do controle com microfone. O modelo ainda traz quatro entradas HDMI, sendo que duas delas possuem os recursos do HDMI 2.1.

Por fim, a parte de trás da TV QD-OLED da Sony tem um visual quadriculado com um gerenciamento embutido de cabos, sendo implementado ainda um pé especial que possibilita apoiar a tela diretamente na parede.

TVs Mini LED Z9K e X95K

Além da TV QD-OLED, a Sony também revelou os novos modelos Mini LED Z9K e X95K. Também equipadas com o Cognitive Processor XR, as TVs trazem o Backlight Master Drive XR que oferece controle mais preciso dos LEDs sem sacrificar o brilho.

Os novos televisores são recomendados para usuários que gostam de assistir esportes e programas de TV com ambientes claros. Isso porque essas são as telas mais brilhantes que a Sony tem a oferecer atualmente, e porque elas não trabalham tão bem com áreas escuras quanto os modelos OLED e QD-OLED.

Até o momento, não foram revelados os preços de lançamento dos três modelos anunciados pela marca na CES 2022. Esses detalhes devem ser revelados a partir do segundo trimestre, quando os produtos estão previstos para chegar ao mercado norte-americano.

Gean Soares

Recent Posts

Como rotear a internet do Android para outro aparelho

O sistema operacional Android permite que os usuários transformem seus smartphones em roteadores. Com isso,…

8 meses ago

como mexer no seu smartphone pelo pc usando o AirDroid

O AirDroid é um aplicativo que colocar seu smartphone na tela do computador. Com isso, você consegue…

8 meses ago

Aprenda como personalizar o toque de um contato no WhatsApp

Se você quer saber quem está enviando mensagens antes mesmo de olhar para o celular,…

8 meses ago

Como bloquear chamadas de números desconhecidos

Os celulares possuem um recurso nativo – e para lá de útil – para barrar…

8 meses ago

Como bloquear palavras desagradáveis em comentários no Instagram

Embora sejam ótimas para cultivar relacionamentos, as redes sociais também dão espaço para comportamentos tóxicos.…

8 meses ago

Como usar o Instagram no PC

Apesar de ser possível habilitá-lo no celular, não existe uma forma de usar o Instagram em modo…

8 meses ago