A Caixa Econômica Federal anunciou na segunda-feira (8 de novembro). Faz o lançamento de uma nova linha de crédito para pessoas físicas, esta nova linha de crédito é destinada a implantação de energia solar em resistências. Chamada de CAIXA Energia Renovável, este financiamento não cobre só a compra do sistema de geração de energia elétrica fotovoltaica, mas também a instalação.
Este novo financiamento deve chegar em breve às agências da CAIXA. As taxas são a partir de 1,17%. Terá um prazo de pagamento de até 60 meses, com uma carência de até 6 meses para o vencimento da primeira prestação. Serão oferecidos em duas modalidades: sem garantias ou com caução de aplicações financeiras de renda fixa.
De acordo com a CAIXA, a implantação do sistema irá reduzir em até 95% a conta de luz. Sem contar que a medida terá reflexos positivos na sustentabilidade e preservação do meio ambiente.
Segundo o presidente da instituição financeira, Pedro Guimarães,, “A proteção do meio ambiente, em especial nos países em desenvolvimento, precisa estar aliada à inclusão social e econômica.”
Junto com o CAIXA Energia Renovável, o banco irá lançar três outras linhas de crédito ligada à energia renovável, a MPE Ecoeficiência, destinada a pessoas jurídicas, e o Programa Sustentabilidade CAIXA para o setor agro, que prevê dois tipos de financiamento.